Friday, July 19, 2013

José Ribas Fernandes volta a reunir antigos colegas e professores da “Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo”!

“Sem os outros, a vida, o amor e a felicidade, não passam de utopias. Estamos todos interligados por uma infinidade de fios. Uma vida depende doutra e nenhuma se desenvolve sem as outras”

P. Bosmans

Tendo em conta que a expressão amizade nos remete para etimologia grega philia (sentimento de afeição e amizade pelos outros) e um sentido restrito ao qual Aristóteles se ligou particularmente, sendo que o mesmo se expressa pelo elo selectivo entre duas – ou mais, diremos nós – pessoas e a benevolência activa e recíproca que daí resulta, nada melhor serviria justificar o contraditório de Samuel Johnson, quando um dia afirmou que “estamos sempre dispostos a acreditar naqueles que não conhecemos, pela simples razão de que esses ainda não tiveram oportunidade de nos enganar”. Tudo isto para dizermos que no passado dia 13 de Julho (Sábado), pelas 20 horas, o bom amigo e Professor José Ribas Fernandes levou a cabo o «3.º Jantar Convívio do Zé Ribas com os ex-colegas e Professores da EICVC», desta vez na Quinta do Fincão (Areosa). E tal “amigável convergência” acaba por sedimentar o resultado mais valioso de toda a educação que recebemos dos nossos mestres, da cumplicidade partilhada com os nossos companheiros de escola e da plena consciência de que a virtude não se ensina. Tinha razão Aristóteles quando “firmava” a convicção de que a amizade conseguida dá prova de uma escolha livre e de uma decisão partilhada de benevolência recíproca, reforçada pela noção de que “o outro é amado gratuitamente e não pelos benefícios que possa tirar dessa amizade”, útil e agradável. Foi assim que nos sentimos naquele dia.

Professores Rosa Figueiredo e Franklim Carvalho
         
           

       

       Responderam à chamada do bom amigo Ribas: Adélio Lima da Cruz, Adriano de Passos Gonçalves Pires, Artur Agostinho Monteiro Rodrigues, Domingos Carvalhido da Ponte, Fernando Lei Monteiro da Rocha, Guterres Fernandes Brás, Ilídio de Jesus Reina de Morais, José Augusto da Silva Portela, José Fernando Ferreira da Costa, José Lima Damião, José Maria Ribas Fernandes, Luís Gabriel Baptista Lima, Manuel Augusto Lopes Meira, Porfírio Pereira da Silva, Victor Manuel Esteves Montes Pinto; e os Professores Rosa Figueiredo e Franklim Carvalho. Bastando-nos de palavras, aqui fica a nossa modesta mas sincera homenagem, através de algumas imagens, dando jus à velha máxima de que, muitas vezes, “uma imagem vale mais que mil palavras”.
         
Fotografia da praxe dos antigos colegas e professores da Escola Industrial e Comercial (1970-1974)

          Pelo terceiro ano consecutivo a amizade e a cumplicidade falaram mais alto, tornando-nos mais felizes, solidários, reforçando elos de afeição recíproca. Para o ano lá estaremos, tornando o nosso mundo o melhor possível. Pela amizade, sempre!

No comments: