Friday, August 09, 2013

Publicada antologia com textos inéditos do Padre Himalaya!

“Um livro é um mundo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive”

Padre António Vieira

O Município de Arcos de Valdevez acaba de publicar uma obra de grande fôlego, com o título «Padre Himalaya: Antologia com textos inéditos», cuja introdução e selecção é feita pelos nossos particulares amigos Jacinto Rodrigues, Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Porto, autor de mais de uma dúzia de livros, entre os quais “Arte Natureza e a Cidade”, 1993, “A Conspiração Solar do Padre Himalaya”, 1999 e “Sociedade e Território”, 2006, e mais de uma centena de artigos em Revistas e Jornais. Licenciou-se em Filosofia na Universidade do Porto, Certificado de Sociologia Geral, na Sorbone-Paris, Mestre em Urbanismo na Université Paris VIII, Doutor na Universidade Nova de Lisboa e Agregação na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; e sua excelsa companheira Rosa Oliveira, Assessora Editorial, Educadora pela E.S.E. Jean Piaget de Arcozelo, sendo, para além disso, licenciada em Português-História e Pós-graduada em Estudos Portugueses Multidisciplinares na UAb.
Já há muitos anos que conhecíamos todo o empenho e acção científica do Professor Doutor Jacinto Rodrigues, em tentar descodificar percursos, projectos, pensamentos e filosofia de vida do Padre Himalaya, qual história interminável de um HOMEM cuja vida e obra foi no seu tempo “ostracizada por interesses vários, nomeadamente económicos, sociais e políticos”, tendo porém a capacidade de se tornar cada vez mais exemplar e actual para o nosso tempo. É evidente que não nos iremos debruçar sobre o conteúdo desta extraordinária publicação (875 páginas e capa dura), que ora sai a lume, mas não poderíamos deixar de despertar a curiosidade naqueles que, porventura, possam vir a estar interessados em adquirir ou a conhecer esta obra.


Assim, esta Antologia do Padre Himalaya, com textos inéditos é constituída por uma Introdução e Selecção de textos, organizada em três partes: 1. TRAÇOS FUNDAMENTAIS DUMA BIOGRAFIA, onde se pretende, em traços largos, descrever a biografia do Padre MAG Himalaya; 2. PARA UMA LEITURA CRÍTICA E UM OLHAR ACTUAL, estando a obra do Padre Himalaya inserida num contexto histórico-social, entre 1868 e 1933, encontra-se contudo, em muitos aspectos, extremamente actual, como os responsáveis pela introdução e selecção acabam por mostrar ao longo da análise crítica das patentes, das propostas sociais e das preocupações culturais. Esta actualidade expressa-se ou revela-se através dum pensamento ecosófico em que o Padre Himalaya aponta para o novo paradigma civilizacional, cada vez mais premente; 3. UMA HISTÓRIA INTERMINÁVEL, onde, com este tema, o Professor Jacinto e a Dra. Rosa, pretendem mostrar como a vida e a obra do Padre Himalaya, e como anteriormente citamos, que foi no seu tempo ostracizada por interesses vários, nomeadamente económicos, sociais e políticos, teve porém a capacidade de se tornar cada vez mais exemplar e actual para o nosso tempo. Ainda nesta parte, os responsáveis pela Introdução e Selecção, pretendem revelar como a sua obra continha, já naquele tempo, as sementes do futuro com que as gerações de hoje podem concretizar uma eco tecnologia, uma solidariedade social e uma relação harmoniosa com a natureza.
Para terminar, convém recordar que a selecção é constituída pelos principais textos, alguns deles inéditos, manuscritos e dactilografados que o Padre Himalaya escreveu sobre diferentes temas (Naturopatia, Economia, Ecosofia, Patentes), e em situações específicas (Artigos, Entrevistas, Conferências, Intervenções na Academia de Sciências de Portugal, etc.). O Professor Jacinto e a Dra. Rosa decidiram publicar também a correspondência principal que lhes pareceu mais significativa, para uma melhor compreensão da sua vida, dos seus sonhos, das suas realizações e das suas dificuldades. E vincaram bem o propósito que “não ressaltará deste trabalho a exaltação apologética e com aura de santidade, do Padre Himalaya. Será, seguramente, a imagem de um homem que, para além do seu tempo, soube abrir-se a uma humanidade, a uma sociedade mais livre e fraterna e a uma tecnologia do futuro”.
Exceptuando uma ou outra falha na qualidade de impressão, no que concerne à parte de reprodução documental, teremos em dizer que se trata de uma obra de grande referência para a região, para o país e para o mundo, dada a dimensão intelectual e científica do Padre Himalaya. Concordamos plenamente com o jornalista Nicolau Santos (Expresso), quando descreve o Padre Himalaya – e a propósito de um seu artigo que intitulou de “50 Razões Para Nos Orgulharmos de Portugal” – como uma das razões desse orgulho, “por termos neste sábio o precursor da ecologia moderna com os seus inventos de energia solar que revolucionaram o paradigma tecnocientífico, abrindo as portas para uma ecotecnologia que cada vez mais sentimos como o futuro da humanidade”.
        Estão de parabéns, o Município de Arcos de Valdevez, o Professor Doutor Jacinto Rodrigues e a Dra. Rosa Oliveira. É um grande serviço que prestam à comunidade cultural e científica da humanidade!

No comments: