Friday, October 03, 2014

Zoroastro: entre o ocidente e o oriente!...

“Os crentes de todas as religiões, junto com os homens de boa vontade, abandonando qualquer forma de intolerância e discriminação, estão convocados a construir a paz”.

João Paulo II

O título desta nossa crónica remete-nos para um desafio lançado, aquando das nossas vivências académicas, a propósito de um Simpósio sobre Filosofias Orientais, condimentado com o contraditório de alguns participantes que colocavam a inexistência do conceito filosófico em Zoroastro ou mesmo em Santo Agostinho, sendo que deste último, alguns teimam em o acantonar, nomeadamente nas prateleiras das bibliotecas, na área da religião, quando «A Cidade de Deus» é um verdadeiro tratado filosófico: A respeito dos deuses, há quem julgue que uns são bons e outros maus. Mas há quem, fazendo deles o melhor conceito, lhes atribua honra e glória tais que não se atreve a pensar que haja algum deus mau. Mas os que afirmaram que havia deuses bons e deuses maus, também aos demónios deram nome de deuses; e às vezes, embora raramente, também deram o nome de demónios aos deuses – reconhecendo que o próprio Júpiter, de quem eles fazem o rei e chefe dos outros deuses, foi alcunhado de demónio por Homero. – citamos do filósofo santo. E questiona-se Santo Agostinho se entre os demónios, que são inferiores aos deuses, haverá alguns bons sob cuja protecção possa a alma humana alcançar a verdadeira felicidade?  
Mas, voltando ao nosso raciocínio “percurso-titular”, teremos em dizer que Zoroastro (ou Zaratustra), reformador do masdeísmo – terá sido a religião dos Persas a partir da época dos Arqueménidas até à queda dos Sassânidas (651 a.C.), que recebe também o nome de Zoroastrismo –, foi considerado um profeta misterioso ou mago, segundo a acepção oriental, tendo apregoado o dualismo dos princípios do bem e do mal compreendidos num Deus único.


Ao contrário do bramanismo, as comunidades de Jina (Jainismo) e do Buda (Budismo), por exemplo, sendo irmãs na sua concepção, dado terem nascido no mesmo meio geográfico e social – daí, o paralelismo vivencial – parece terem sido constituídas sobre uma certa influência da reforma iraniana, instaurada por Zoroastro, idênticas no repúdio dos cultos rituais, manifestando-se apenas a preocupação de luz e de pureza. Numa delas, existe mesmo uma liberdade quase total em relação à tradição védica.
O paralelismo com a comunidade – sendo que alguém a denomina de seita – de Zoroastro, espelha-se na iniciativa inteiramente humana. A única diferença é que, enquanto Zoroastro se apresenta como porta-voz de um deus, Jina e Buda se apresentam como guias, e não deuses, semi-deuses ou mesmo profetas, quando nos é dado saber que a função de Zoroastro era claramente definida: é aquele que vem anunciar o super-homem e o eterno retorno – «O homem foi feito para ser ultrapassado» e «o curso do mundo não se dirige para nenhum fim: retorna incessantemente para si próprio como se fosse um jogo gratuito».
Outro facto relevante da influência de ideias zoroastrianas, reporta-nos a três anos após a sua morte (541 a.C.), quando o Rei Persa Ciro capturou a Babilónia, incorporando-a no Império Persa. Foi nessa altura que se tornou possível aos exilados judeus o seu regresso, espaço de tempo em que, circunstancialmente, o ensinamento religioso e filosófico de Zaratustra exercera uma ampla influência na Pérsia, a ponto dos exilados judeus terem ficado profundamente impregnados pelas suas ideias. E aqui, teremos que ter em conta que a Pérsia era o verdadeiro Médio Oriente, o ponto de encontro entre o oriente e o ocidente. Não é por acaso que foi precisamente no Médio Oriente que três grandes religiões monoteístas mundiais tiveram início: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.
Nietzsche, numa das suas obras mais famosas, «Assim falava Zaratustra» – …Ele desceu da montanha e, falando ao povo, disse – Anuncio-vos o Super-Homem, Aquele que há-de dominar a Terra –, tenta retomar o conceito zoroastriano do dualismo dos princípios do bem e do mal compreendidos num Deus único, situando-o, no entanto «para além do bem e do mal». De facto, na vasta produção literária de Nietzsche, este poema filosófico, na figura de Zaratustra, é geralmente considerado como obra fundamental para qualificar a complexa personalidade do apaixonado filósofo. Os princípios de um nietzschiano, como alguém aventaria, "encontram aqui, mais do que em qualquer outra obra, a sua expressão num estilo vigoroso que ora lembra a solenidade dos profetas bíblicos, ora recorda a contundência cáustica e a mordacidade dos enciclopedistas". Nietzsche pensava que este livro seria eminentemente importante para a humanidade.
Nestes tempos conturbados em que vivemos, onde deuses feitos demónios e demónios feitos deuses partilham do mesmo espaço, e são tronco do mesmo tronco, a luta pelos estados, na figura do monoteísmo tripartido (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), através da violência e da morte em muito vem contrair o pensamento de Zaratustra: Mas como poderá morrer a tempo aquele que nunca viveu a tempo? Mais valera que nunca tivesse nascido! É o conselho que dou aos que estão a mais – reflexão necessária quando alguém reclama por um Estado religioso-monoteísta, degolando inocentes e ameaçando pacifistas.
       E, tal como Zaratustra, também nós entramos em nós próprios e tornamo-nos a sentar na enorme pedra, reflectindo e questionando: Estado de quê? Guerra Santa de demónios ou de deuses? Homens superiores em quê? – E acredita-me, caro tumulto infernal! Os maiores acontecimentos não são as nossas horas mais barulhentas, mas os nossos instantes mais silenciosos (…) E acrescento ainda para os destruidores de colunas: não há maior loucura que deitar sal no mar e colunas no lodo… – assim falou Zaratustra!

No comments: