Monday, March 30, 2015

Sandra Dias Fernandes traz a Viana do Castelo mensagem de esperança!...

«Penso que chegamos a um momento-chave da história em que é inultrapassável colocar o cidadão no centro do projecto de integração europeia. As políticas de austeridade vieram mostrar como um afastamento dos valores europeus põe em causa alicerces da EU que podem ser resumidos em duas palavras: compromisso e solidariedade.»

Sandra Dias Fernandes

Interagindo com o nosso colega Jorge Silva, numa organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo (Biblioteca Municipal de Viana do Castelo), chegamos ao final da actividade integrada no projecto «Uma Nova Narrativa para a Europa», através da metodologia «CAFÉ EUROPA», onde foi dada a oportunidade aos cidadãos, residentes no concelho de Viana do Castelo, à participação activa pela via da discussão de ideias, em ambiente descontraído, por forma a contribuir para uma nova abordagem ao rumo da União Europeia. Sandra Fernandes, especialista em Questões Europeias, foi a nossa convidada para moderar o último «Café Europa», que teve lugar no pretérito dia 13 de Março, assente em duas pertinentes questões: A União Europeia: um passado, um presente… um futuro? A União Europeia: tem um futuro?
Recorrente da sua vastíssima experiência, Sandra Fernandes levou-nos até ao passado, abordando os principais aspectos na dinâmica alargamento/aprofundamento; inovação histórica, através da noção clara de “ideia de paz positiva”, perpassando pelos Direitos Humanos nas vertentes interna e externa, as quais, segundo ela, estão intimamente ligadas devido a uma percepção da segurança enquanto Segurança Humana (Direitos políticos, económicos e sociais, tomando como exemplo, emprego e dignidade); o paradoxo crescente que nos traz para o presente do projecto de integração europeia: o afastamento do cidadão da acção da União Europeia, tanto a nível externo como interno. Com os pés bem assentes no presente, induziu-nos à necessária reflexão sobre o facto da EU se apresentar como portadora de valores próprios, europeus, que considera universais, e enquanto actor normativo e modelos de estado social, projectando o futuro com um acto criativo, tal como foi um acto criativo político a própria criação da EU, pelos pais fundadores: «Hoje, aqui, em Viana do Castelo, temos a oportunidade de sermos protagonistas face a mais uma crise da União Europeia, a qual sempre conseguiu ultrapassar pelo passado. Penso que o maior desafio consiste em recuperar um espírito de solidariedade agastado pelo ressurgimento de algum egoísmo nacional (não se alcançam soluções duradouras quando, para problemas comuns, divergem as soluções apontadas). Só os cidadãos europeus são capazes disso hoje com lideranças carismáticas para os levar. Ao debatermos hoje neste espaço, julgo que vamos contribuir, um pouco, para o nosso sentido de pertença ao projecto europeu» – disse a mesma ilustre especialista.
   

Principalmente para os mais distraídos, diremos que Sandra Dias Fernandes é professora na área de Relações Internacionais e Ciência Política da Universidade do Minho desde 2001. É doutorada em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais por Sciences Po (Paris). Recebeu o Prémio Jacques Delors 2005 pela investigação sobre a relação entre a União Europeia e a Rússia, com enfoque nas dimensões políticas e de segurança (livro: Europa (In)Segura: União Europeia, Rússia, Aliança Atlântica: A Institucionalização de uma Relação Estratégica. Lisboa: Principia, 2006). Assume, actualmente, a direcção da Licenciatura e do Mestrado em Relações Internacionais, sendo também Directora-adjunta do Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública, da Universidade do Minho. Colaborou com a Embaixada de Portugal junto da Federação Russa durante a Presidência Portuguesa da UE no segundo semestre de 2007, em Moscovo. Em 2009, participou numa sessão de formação, em Riyadh (Arábia Saudita), sobre a política externa da UE, organizada para diplomatas e altos funcionários dos países do Golfo Pérsico. Contribuiu, também, para a “EU Study Week”, organizada pela Delegação da Comissão Europeia em Voronezh (Rússia). Em 2010, participou numa mesa redonda, em Genebra (Suiça), com especialistas e autoridades oficiais para discutir as perspectivas para a arquitectura de segurança europeia e a proposta do presidente russo Medvedev acerca de um novo tratado de segurança.
Foi Auditora do Curso de Defesa Nacional do Instituto da Defesa Nacional (IDN), em 2003-2004. Em 2007, foi convidada pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB) para lecionar em unidades curriculares na área de segurança europeia e das relações UE-Rússia, no âmbito de pós- graduações. Foi também docente convidada pelo Instituto Estatal de Moscovo (Universidade) de Relações Internacionais (MGIMO), pela Universidade de Economia de Izmir (Turquia), e pela Universidade de Ljubljana (Eslovénia) para ministrar palestras sobre as mesmas temáticas. De 2007 a 2009, foi “Visiting Research Fellow” do Centre for European Policy Studies (CEPS), em Bruxelas.
Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos europeus, no espaço pós-soviético, na relação entre a União Europeia e a Rússia, na análise de políticas externas e na segurança internacional. Tem um conjunto alargado de obras publicadas, livros, capítulos de livros e artigos científicos, a nível nacional e internacional, incluindo por exemplo a recente publicação: Putin’s Foreign Policy towards Europe: Evolving Trends of an (Un) Avoidable Relationship. In Roger Kanet and Rémi Piet (eds). Shifting Priorities in Russia’s Foreign and Security Policy. 2014. Ashgate: 13-34. Tem também sido oradora em conferências científicas nacionais e internacionais, colóquios e palestras, para além de entrevistas a media nacionais e estrangeiros. Muito recentemente, foi convidada pelo Ministério dos Negócios Estrageiros para júri da carreira diplomática, do ano 2015.
Para concluirmos, da forma mais positiva, diremos que o nosso eurocepticismo tem vindo a diminuir gradualmente, sendo que terminará de vez quando possuirmos, na realidade, verdadeiros líderes carismáticos.
         Sandra Fernandes trouxe-nos essa esperança!

No comments: